Evento de Acolhida marca início do semestre 2017.3 para novas turmas da EaD na Ufersa

EAD, Estudante 17 de outubro de 2017. Visualizações: 983. Última modificação: 19/02/2019 17:39:40

No último sábado, 14 de outubro, foi realizado o Evento de Acolhida das novas turmas das graduações à distância da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através do Núcleo de Educação à Distância (NEaD). A programação foi realizada no Auditório Amâncio Ramalho e contou com a presença de mais de 200 alunos das Licenciaturas em Física, Química, Matemática e Computação dos mais de 600 novos ingressantes, distribuídos nos 5 polos de apoio presencial, Angicos, Caraúbas, Grossos, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante. Na oportunidade também estiveram presentes professores, tutores, coordenadores de polo, coordenadores dos cursos e a coordenação do núcleo. Como forma de integrar todos os interessados, o evento foi transmitido ao vivo para aqueles que não puderam estar presentes.

O credenciamento iniciou às 08h, e às 09h teve início a programação com a apresentação cultural do Coral Infantil do Núcleo de Ensino de Música da Ufersa e Musicalização Infantil do Conservatório de Música da UERN, coordenados pelo professor Alisson Dantas. Em seguida foi apresentado o vídeo institucional do NEaD, desenvolvido pelo núcleo para apresentar aos novos alunos um pouco da trajetória, desafios, avanços e perspectivas para o futuro da EaD na Ufersa.

Coral Infantil do Núcleo de Ensino de Música da Ufersa e Musicalização Infantil do Conservatório de Música da UERN

Apresentação do vídeo institucional do NEaD/UFERSA

A Professora Valdenize Lopes, Coordenadora Geral, a Professora Maria de Lourdes Fernandes, Coordenadora Adjunta, além do Professor Rafael Castelo, Diretor do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN), onde estão lotados os cursos de graduação, o Professor Rodrigo Codes, Pró-Reitor de Graduação, o Professor Jean Berg Alves Da Silva, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o Professor Rodrigo Sérgio Ferreira de Moura, Pró-Reitor de Extensão, e o Professor Paulo Gabriel Gadelha, Coordenador do Curso de Licenciatura em Computação à Distância, formaram a mesa de abertura dando as boas vindas ao alunos e contextualizando as perspectivas da EaD e das licenciaturas ofertadas. Valdenize agradeceu a confiança e a escolha de todos pela Ufersa. “Isso mostra que a nossa Educação a Distância está sendo reconhecida e ganhando credibilidade”, falou.

Mesa de abertura

Professora Valdenize Lopes, Coordenadora Geral do NEaD/UFERSA

Professora Maria de Lourdes Fernandes, Coordenadora Adjunta do NEaD/UFERSA

Após a mesa, foi iniciada a palestra de abertura com o tema “Educação a Distância: Potencialidades e desafios de estudar nesta modalidade de ensino”, com as Coordenadoras do núcleo, Valdenize Lopes e Maria de Lourdes Fernandes. Nesta foi apresentado um histórico da EaD assim como explanados os desafios e potencialidades dos cursos da modalidade, discutindo novos paradigmas e demandas educacionais.

No fim da programação da manhã foi apresentada a equipe multidisciplinar que faz parte do NEaD/Ufersa, com representantes dos diversos setores do núcleo, como Acadêmico/Pedagógico, Administrativo/Financeiro, Produção de Materiais Didáticos, Assessoria de Comunicação, Audiovisual, Assistência Acadêmica, etc, assim como os coordenadores de curso, professores e tutores presentes no evento.

Equipe NEaD

O período da tarde contou com a Mesa Redonda “Perspectivas de Atuação Profissional – Licenciados em Computação, Física, Matemática e Química”, com mediação do  mediador Angelo Gustavo, e participação dos seguintes professores: Antônio Gomes, tratando da Matemática, Francisco Souto, apresentando a visão da Química, Geovani Ferreira, com a Física, e Paulo Gabriel Gadelha acerca da Computação.

Mesa redonda: Perspectivas De Atuação Profissional – Licenciados Em Computação, Física, Matemática E Química.

Posteriormente o Professor Ulisses de Melo Furtado apontou as orientações gerais de acesso, procedimentos e rotinas administrativas, assim como tratou do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, contando, ainda, com a participação da Professora Kátia Cilene da Silva, que apresentou os cursos que serão ofertados no semestre 2017.3 e a equipe docente destes.

Professor Ulisses de Melo Furtado

Professora Kátia Ciliene e equipe dos cursos iniciais

O evento foi encerrado com o sorteio de brindes para os alunos e dispôs de almoço gratuito para os alunos, assim como de parceria com a UNNES para realização de carteira de estudante.

Para este novo ingresso, o NEaD matriculou estudantes de mais de 90 municípios do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, levando o acesso a uma formação de qualidade para além do Estado. O NEaD contribui de forma relevante com a interiorização e disseminação do Ensino Superior de qualidade e gratuito, através de cursos de graduação e de formação continuada, com aperfeiçoamentos e especializações, assim como projetos de extensão, em todas as regiões do estado, proporcionando que os cidadãos não precisem se dirigir aos grandes centros urbanos ou deixem suas famílias, seus trabalhos e sua vida, em busca da tão sonhada qualificação profissional. Dessa forma, o conhecimento é disseminado de forma sustentável e pode ser aplicado em cada região, desenvolvendo as potencialidades daquela área de forma efetiva. Esse caráter social e inclusivo é presente em todas as ações de educação a distância e fortalecem a ideia e o propósito de um país mais justo e igualitário.

Para mais informações e ou dúvidas:
Telefone: 3317 8236
Siga nossas Redes Sociais: