PROFMAT realiza aula inaugural para turma 2018

EAD 12 de março de 2018. Visualizações: 1225. Última modificação: 19/02/2019 17:35:41

Na última sexta, 09 de março, foi realizada a Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), Turma 2018. A programação iniciou às 8h30min e foi realizada no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN), Campus Mossoró da Ufersa.

O evento, que teve como objetivo recepcionar os ingressantes do curso e apresentar o corpo docente do programa, é uma realização da Ufersa, através da coordenação do PROFMAT, com apoio do CCEN e do Núcleo de Educação a Distância.

Pela manhã, o evento iniciou com a formação da mesa de abertura, com a participação e falas do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jean Berg Alves da Silva, o Diretor do Centro de Ciências Exatas e Naturais, Rafael Castelo Guedes Martins, Chefe do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Subenia Karine de Medeiros Neo, Coordenador do Programa PROFMAT, Antônio Gomes Nunes.

Em seguida foi iniciada a Palestra de Abertura – “A matemática que nos cerca”, com o professor Daniel Pellegrino, que é Bacharel em Matemática pela UFPB e Doutor em Matemática pela Unicamp. Atuou como coordenador da pós graduação em matemática da UFPB por vários anos.

Seguindo a programação foi realizada a Oficina de Moodle com a professora Katia Cilene da Silva e o professor Ulisses de Melo Furtado.

À tarde, a partir das 13h30 a professora Giselle Costa de Sousa (UFRN) proferiu a palestra “Educação matemática: tendências, saberes e desafios da profissão docente”.

O PROFMAT

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Stricto Sensu em nível de mestrado na modalidade profissional do Departamento de Ciências Exatas e Naturais – DCEN da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – PROFMAT/UFERSA foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa – CONSEPE e referendado pelo Conselho Superior Universitário – CONSUNI no final de 2010, para ter início no período 2011.

O PROFMAT é um curso semipresencial com oferta nacional coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM oferecido em Instituições Associadas de Ensino Superior por todos os estados da federação e Distrito Federal. O público alvo consiste, prioritariamente, dos professores do Ensino Básico que se encontram efetivamente em sala de aula no ensino de matemática.