Início do cabeçalho do portal da UFERSA

NEaD

#PoloGrossos: Curso Informática para Professores

EAD 3 de setembro de 2018. Visualizações: 1091. Última modificação: 03/09/2018 14:35:48

No último sábado, 01 de setembro, foi iniciado, no Polo de Apoio Presencial da cidade de Grossos, o curso “Ampliando uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula”, que tem como público-alvo os Professores da Rede Pública de Ensino daquela cidade.

O curso ocorrerá de forma semi-presencial, com atividades online realizadas através do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, e encontros presenciais quinzenais no Polo de Apoio Presencial Educa Grossos, onde os cursistas poderão conhecer de forma prática as ferramentas apresentadas, expor suas construções e participar de forma integrada do aprendizado através de ações colaborativas com foco em suas vivência docentes.

Como objetivos busca-se:

  • Discutir metodologias importantes para o processo de ensino-aprendizagem utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Apresentar ferramentas de fácil acesso e uso, que podem ser utilizadas de forma dinâmica nas atividades docentes na Educação Básica.
  • Qualificar os professores da Rede Pública de Ensino acerca da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação de forma pedagógica em suas práticas docentes.
  • Praticar o uso de ferramentas e tecnologias disponíveis atualmente que podem ser incorporadas nas ações docentes dos professores de qualquer nível de ensino.

Trata-se de um projeto pioneiro e parte de um projeto mais amplo, denominado Informática para todos, o qual já também realiza Curso de Inclusão Digital para criança, jovens e adultos da cidade. Busca-se expandir para os demais polos vinculados ao NEaD/UFERSA. Ao final da ação, os resultados produzidos serão publicizados em eventos científicos da área.

A iniciativa envolve alunos bolsistas permanência e voluntários dos Cursos de Licenciatura em Computação e Matemática, os quais já iniciam na prática docente através desta ação social, além de tutores presenciais e equipe do polo.