Projeto “Informática para Todos” forma primeira turma no Polo Educa Grossos

Estudante 30 de outubro de 2018. Visualizações: 1392. Última modificação: 31/10/2018 18:14:07
Na última sexta-feira, 26 de outubro, foi realizada a Solenidade de Conclusão da primeira turma do curso de Introdução à Informática no Polo Educa Grossos, parte do projeto  “Informática para Todos”, em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). O evento voltou-se para a mesa de abertura, entrega dos certificados e sorteios.

Na oportunidade, a mesa de abertura foi formada pelo professor Odacir de Almeida Neves, Coordenador Adjunto do NEaD/UFERSA, Daniele de Fátima Oliveira, Secretária Municipal da Educação, Doriedson Costa e Silva, Coordenador do Polo Educa Grossos, Ulisses de Melo Furtado, Coordenador do Projeto Informática para todos, Francisca Monteiro da Silva Perez, representando o Setor Acadêmico-Pedagógico do NEaD/UFERSA e Francisco Souto de Souza Júnior, representando os coordenadores dos Cursos vinculados ao NEaD/UFERSA.

Em seus respectivos discursos, as autoridades trataram da educação como ferramenta de transformação individual e social, como inspiração e incentivo para as famílias, as escolas, a cidade, a região e o país. A Pedagoga Francisca Monteiro proferiu em seu discurso sobre a transformação na vida de cidadãos próximos aos alunos concluintes, como os professores Souto e Ulisses, filhos de famílias humildes que encontraram na educação um novo caminho, emocionando a todos e apresentando as capacitações e o estudo como uma estrada de luz e mudanças das mais diversas formas.

Doriedson Costa, tratou da reduzida taxa de evasão do curso, visto que de 40 alunos, 33 concluíram as atividades que foram aplicadas e desenvolvidas por monitores que são alunos dos cursos de graduação ofertados pela UFERSA no Polo Educa Grossos. O professor Ulisses destacou que a faixa etária de alunos alcançou de crianças de 8 anos a adultos de 44 anos, revelando a democratização da educação, tecnologia e acesso à capacitação possibilitada pelo curso.

Odacir reforçou, ainda, a disponibilidade da Ufersa e do NEaD na promoção de novos cursos, legitimando-se, ainda, pela disposição da secretaria municipal de educação da cidade, através de Daniela Oliveira. A seleção para novas turmas é prevista para o mês de dezembro de 2018, esclareceu Ulisses.

O evento contou, ainda, com o tutor presencial do Curso de Licenciatura em Matemática, Gideão da Silva Cruzeiro, e tutores presenciais dos demais cursos existentes no Polo de Apoio Presencial Educa Grossos, além de familiares e amigos dos concluintes.

Com iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, NEAD, UFERSA e Polo Educa Grossos, o projeto “Informática para Todos” objetiva levar conhecimento na área de informática para crianças, jovens, adultos, servidores, professores e toda a comunidade grossense.