NEaD/Ufersa participa do I Congresso Regional de Ensino de Matemática na UERN

Ensino, Estudante 12 de novembro de 2018. Visualizações: 1072. Última modificação: 12/11/2018 19:34:31

Entre os dias 07 e 09 de novembro de 2018 aconteceu o I Congresso Regional de Ensino de Matemática na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Um dos objetivos do evento é congregar o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes de pós-graduação e pesquisadores para realizar discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo.

Na oportunidade, vários discentes e colaboradores do NEaD participaram. As alunas Dilnara Maria Firmino da Silva e Katalayn Kelly Cardoso Bezerra, bolsistas permanência dos Cursos de Licenciatura em Computação e Matemática, respectivamente, realizaram apresentação em formato de comunicação oral e poster o trabalho “Desafios de um Curso de Matemática a Distância na perspectiva dos seus alunos”. O artigo, construído com o apoio dos tutores presenciais Antonio Kalielso Silveira de Mendonça e Gideão da Silva Cruzeiro, orientado pelo professor Ulisses de Melo Furtado, buscava descobrir os desafios de cursar uma Licenciatura em Matemática ofertada na modalidade a distância por uma Instituição de Ensino Superior Federal, buscando compreender se os recursos tecnológicos que esta dispõe são suficientes para suprir a ausência de atividades presenciais diárias e entender como se dá este processo.

O Tutor a Distância Cláudio Márcio de Medeiros Azevedo, juntamente com o Técnico em Assuntos Educacionais e colaborador do NEaD Ângelo Gustavo Mendes Costa, ministraram minicurso sob o tema “Dobrando também se aprende: uma proposta didática para trabalhar os conteúdos de geometria utilizando a técnica de dobraduras”.

A aluna do Curso de Computação Heloísa Karla Roldão Galdino e a tutora Angélica de Freitas Alves apresentaram, através de comunicação oral, o artigo “Método de Ensino de Cálculo Diferencial e Integral para alunos com paralisia cerebral”.

O evento configurou uma oportunidade de ampliar os conhecimentos através de minicursos, palestras, mesas-redonda e discussões diversas sobre temáticas relativas a área de forma ampla.