Espaço Psicopedagógico é atualizado e amplia conteúdos

EAD, Estudante 20 de agosto de 2019. Visualizações: 656. Última modificação: 20/08/2019 18:41:17

Partindo da compreensão da Psicopedagogia como área de conhecimento que lida com os processos de aprendizagem humana e com os problemas dela decorrentes, somando-se ao objetivo de contribuir com a aprendizagem dos alunos da modalidade à distância da Ufersa, incentivando a autonomia e a subjetividade na construção do conhecimento para articular a prática profissional, o Espaço Psicopedagógico desenvolve-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, com atendimento aos discentes através das profissionais Francisca Monteiro, Psicopedagoga, e Lourdes Fernandes, Pedagoga. O atendimento vem sendo desenvolvido desde 2017, alcançando problemas e dificuldades das mais diversas esferas, contribuindo para um diagnóstico, planejamento, acompanhamento e/ou encaminhamentos em prol da aprendizagem com qualidade, prezando pela saúde do discente.

Através de webconferências e chats, as profissionais buscam conhecer os alunos, suas características, potencialidades, suas formas de entrar em contato com a aprendizagem, seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico, no decorrer do curso, para, a partir da psicopedagogia,  com o planejamento de estudos, articulando a forma mais produtiva de aproveitar o tempo e principais dificuldades em relação a conteúdos, ambientes de aprendizagem, professores, materiais didáticos ou com a sua própria aprendizagem, prevenir crises, dificuldades, sanar defasagens, e possibilitar o êxito pessoal e profissional do discente.

Após 2 anos de implementação o Espaço já colaborou com inúmeros estudantes e busca continuamente seu aperfeiçoamento. Assim, atualizamos o espaço e ampliamos os conteúdos disponíveis, buscando o lúdico, o acolhimento somado a informação e conscientização, com livros, textos, vídeos, e materiais de apoio a respeito das dificuldades de aprendizagem. Para agendar um atendimento psicopedagógico ou solicitar um planejamento de estudos é só acessar o espaço no Moodle.